Foto: Entrada principal, rodovia Serafim Derenzi - (Rafael Martins).
O Parque Estadual da Fonte Grande está localizado na Ilha de Vitória, capital do estado do Espírito Santo. Criado em 07 de agosto de 1986, possui uma área de 216,21 hectares, seu ponto mais alto está a 308m de altitude, possibilitando uma visão panorâmica do município de Vitória. Um dos “mascotes” do Parque da Fonte Grande é o sagüi-da-cara-branca (Callithrix geoffroyi), que por sua vez, pode ser avistado em toda área do parque com grande freqüência.
Foto: Mirante da cidade 295m. Mata Atlântica, ao fundo o Morro Mestre Álvaro - (Rafael Martins).
A vegetação caracteriza-se como Floresta Ombrófila Densa (Mata Atlântica), apresentando-se em diversos estágios de sucessão.
Foto: Mirante da cidade 295m. Pedra dos Dois Olhos, vista da Baía de Vitória – (Rafael Martins).
O perfil do Centro de Educação Ambiental tem como característica o incentivo de pesquisas científicas, atividades relacionadas à educação e interpretação ambiental e turismo ecológico, fomentando assim a relação homem/natureza.
O parque possui quatro entradas de acesso, quem está a pé pode chegar pela rua Antônio Dell Antonia, em Fradinhos, ou pela rua Alziro Viana, no Centro. De carro pode seguir pela rodovia Serafim Derenzi ou pela Estrada Tião Sá, no bairro Grande Vitória.
Telefone: (27) 3381-3521 (administração/agendamento).
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8 às 17 horas.
Fontes
Livro: Conservação da Mata Atlântica no Estado do Espírito Santo: Cobertura florestal e Unidades de Conservação. IPEMA - Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica.
Foto: NosOtros – Felipe e Tontas – (Tripé).
Por Elaine Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário