Pela manhã fomos a Associação de Pescadores afim de conseguir uma carona de barco até a Ilha dos Franceses, todavia alegaram que não era possível pois a Ilha estava cheia de jararaca, e que era perigoso... Falei que já ido duas vezes na ilha, que conhecia o lugar muito bem e que não haveria complicações, enfim, não foi possível a gente fazer essa então esperada visita.
"A Ilhas dos Franceses está localizada a 4,0 km da Praia de Itaipava e 3,5 da Praia de Itaoca, no município de Itapemirim.
Possui uma área de aproximadamente 2 000 metros quadrados. Em seu ponto mais elevado, foi erigido um grande farol. Possui apenas uma pequena praia; os outros pontos da ilha são penhascos que chegam a medir oito metros de altura.
Foi esconderijo dos franceses durante a invasão do atual estado do Espírito Santo. Marcas de balas de canhões e objetos de porcelana em pedaços provam o fato. Os franceses construíram um poço, de onde tiravam água potável no meio da mata."
Eu aconselho ao turista que estiver passando por Itaipava/Itaoca procurar um pescador local e marcar uma saída até a ilha, que por sua vez, é um lugar muito bom para o mergulho livre.
Especialmente foi lá que vi um dos céus mais estrelados e bonitos por onde passei.
Foto: Tirada do Píer de Itaipava - ao fundo Ilha dos Franceses (Rafael)
Depois da tentativa frustrada de ir para ilha, fomos contemplados com a tradicional puxada de rede de Itaoca. Estima-se duas toneladas de peixes na rede!
Fotos: Puxada de rede (Rafael)
Na hora do almoço nossa Assessora mais eficaz Elaine Rodrigues, conseguiu uma cortesia no Restaurante 235, onde comemos peixe a vontade e nos fartamos para prosseguir viagem.
Logo voltamos a Pousada Camping Itaoca, descansamos o almoço, arrumamos as bagagens e partimos para Marataízes que fica a uns 13km de Itaoca.
Foto: Pousada Camping Itaoca.
Foto: Ponte para Marataízes (Rafael)
Em Marataízes ficamos o final da tarde na praia, deixamos para pegar a estrada a noite já que era mais fresco e estávamos muito bem sinalizados com todos os acessórios.
De Marataízes seguimos para Boa Vista em estrada de asfalto cheia de tobogã, muitas subidas e descidas longas, todavia com segurança e acostamento salve os caminhões cheios de eucalipto e cana que vão deixando o "rastro" (toras de eucalipto) pela pista. No mais tudo bem, tudo na Paz & Luz!
Quando chegamos em Boa Vista, não tinha quem informasse direito sobre o trajeto, então como era noite decidimos ficar por lá. Ficamos numa oficina, com cheiro de óleo mal pude dormir sem saber que o paraíso - Praia das Neves estava a menos de 15km numa estrada de chão tranquila com as estrelas no céu.
Enfim, acontece! Pra galera que estar no role do ciclo turismo, ou de mochila é normal acontecer esses imprevistos, afinal na pratica a proza muda de figura...
___________________________________________________________
Percurso: Itaoca - Marataízes - Boa Vista
Distancia: 36 km
Tempo: 2:25 hs
Odometro: 179.98 km
Velocidade máxima: 61,5km/h
_________________________________________________________
por Rafael Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário